Chefe da carteira digital do Facebook anuncia saída da empresa


David Marcus lidera o projeto da carteira digital Novi, lançada em outubro, e pretende se voltar para seu ‘DNA empreendedor’. Iniciativa na área de pagamentos causa preocupações em reguladores financeiros. David Marcus, executivo do Facebook responsável pela carteira digital Novi.
Erin Scott/Reuters
O chefe de pagamentos do Facebook, David Marcus, anunciou nesta terça-feira (30) que deixará a empresa no final deste ano. O executivo lidera a carteira digital Novi, lançada em outubro, e estava na companhia desde 2014.
Marcus admitiu que ainda há muito trabalho após a criação da Novi e afirmou que segue interessado em mudanças nos sistemas financeiros e de pagamentos. Ele alegou, porém, que não pode ignorar seu “DNA empreendedor”, que tem chamado sua atenção há algum tempo.
“Sou extremamente grato a Mark [Zuckerberg] pela oportunidade e privilégio de compartilhar um pouco dessa jornada ao longo dos anos”, disse Marcus.
Jack Dorsey deixa cargo de presidente-executivo do Twitter
Reino Unido exige que dona do Facebook venda Giphy
“Guardarei memórias e amizades duradouras do tempo que passei na empresa e desejo tudo de bom nos anos que virão”, continuou.
Initial plugin text
O executivo foi contratado pela empresa de Mark Zuckerberg em 2014, quando deixou o posto de presidente do serviço de pagamentos PayPal. Ele assumiu o posto de vice-presidente do Facebook para produtos de mensagens e permaneceu no cargo até 2018, quando passou a liderar a Novi.
A equipe da Novi será liderada por Stephane Kasriel, que ocupava o cargo de vice-presidente da Novi desde agosto de 2020. Kasriel também trabalhou no PayPal, onde permaneceu por mais de seis anos e liderou o desenvolvimento de negócios para dispositivos móveis.
“Estou muito honrado pela oportunidade de liderar a incrível equipe da Novi e espero continuar a construir produtos e serviços que permitam mais acesso para pessoas e empresas ao sistema financeiro e à economia digital”, disse Kasriel.
Carteira digital do Facebook
O projeto do Facebook na área de pagamentos passou por alguns obstáculos antes de ser lançado. A iniciativa causou preocupações em reguladores e bancos centrais por conta de um possível risco que o produto poderia causar à estabilidade financeira de países.
Em dezembro de 2020, o Facebook mudou o nome da carteira digital de Calibra para Novi. A moeda deixou de ser chamada de “libra” e passou a ser conhecida como “diem”. Apesar dos esforços, ela não está disponível na carteira digital.
No lançamento da Novi, David Marcus disse que aguardava a regularização da “diem” para adicioná-la à carteira, que foi liberada com a moeda digital pax dollar (USPD), considerada mais estável.
A carteira digital e a “diem” foram criticados por um grupo de senadores democratas dos EUA, que apontou que os planos do Facebook são “incompatíveis com o cenário regulatório financeiro real”.

Fonte: G1_Tecnologia

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *